segunda-feira, 5 de novembro de 2012

DICAS DE MARKETING EDITORIAL: Aprenda a divulgar o seu trabalho e conquiste leitores





Viver 100% dos louros da literatura é o sonho de todo autor. Quem nunca se imaginou fazendo fortuna com seus romances e podendo se dedicar totalmente à criação de novas histórias? A boa nova é a seguinte: este é um caminho difícil que exige muito do escritor, mas é possível! Qualquer um com um pouco de talento, bom trabalho de marketing, e vá lá, um bocadinho de sorte, pode alcançar o pedestal.  

Qual é o segredo dos autores pertencentes ao Clube do 1 Milhão de Obras Vendidas como Paulo Coelho, J.K. Rowling e Stephanie Meyer? Tirando a parte do talento o segredo é um só: marketing pessoal e proximidade com o leitor.

Alguns autores me escrevem pedindo dicas de como podem promover melhor os seus livros e meu conselho é sempre o mesmo: invista em marketing! Você pode achar que estou falando de altos investimentos financeiros, mas não é isso. Até porque, nem todo artista dispõe de grana para investir em sua própria arte. Aliás, a maioria não possui. Porém, nesse mundo globalizado e virtual que vivemos tudo ficou muito mais fácil. A maioria do trabalho eficiente de marketing não necessita de dinheiro algum para ser executado, pois trata-se de marketing virtual.

Os autores mais famosos do século passado levavam anos para esgotar uma edição de 500 ou 1000 exemplares. Freud levou 8 anos para vender 600 exemplares de seu best-seller mundial "A Interpretação dos Sonhos". James Joyce necessitou da ajuda de Ernest Hemingway para fazer com que seu Ulysses entrasse aos poucos e clandestinamente em solo americano. Nietzche foi tão mal sucedido ao vender suas obras que morreu com suas edições encalhadas. Fernando Pessoa teve que tirar dinheiro do próprio bolso para editar seus poemas e a própria J. K. Rowling levou sete anos para conseguir convencer uma editora pequena do valor comercial de Harry Potter. 

Mas hoje o mercado literário mundial mudou e está bem mais fácil publicar e divulgar um livro graças ao advento da internet. Em primeiro lugar você deve deixar todo preconceito e falsa modéstia de lado no momento de divulgar seu trabalho. Se nem você mesmo acreditar no potencial da sua obra, quem mais acreditará? Por isso preste atenção autor: monte um blog, site, facebook e twitter extraordinário e crie uma atmosfera de sucesso ao redor de seu nome. Veja só, você não deve economizar abrindo uma única conta ou escolhendo uma só rede social. Twitter, facebook, blog e sites são instrumentos gratuitos e serão enriquecidos de acordo com sua criatividade. Disponha de todos!

O autor novato precisa entender que TODAS as pessoas são público leitor em potencial. Por isso, comece a divulgar seu livro na sua cidade. Não tenha preconceito contra amigos e conhecidos, porque antes de você começar a escrever essas pessoas já liam outros autores e sua obra será apenas mais uma a ser absorvida pelos seus colegas. Se o seu livro for realmente bom, seus amigos serão os primeiros a recomendá-lo aos amigos deles gerando um efeito cascata que surpreenderá você!

Há 2 meses eu presenteei uma amiga com um exemplar de "Um Neurótico no Divã". Encontrei-a há duas semanas e fiquei chocada ao saber que aquele exemplar já havia sido lido por mais de 7 pessoas, tinha viajado para o Rio de Janeiro e agora estava em mãos da professora de literatura de uma faculdade  federal super bem conceituada aqui.  Entenda que o livro cria asas e voa! 

Outra dica importante, entre em contato com todos os sites literários e grupos de leitura do facebook e divulgue seu livro. Envie exemplares para serem sorteados em concursos, submeta-os à leitura crítica de gente que entende, distribua para o máximo de lugares que você conseguir. Não seja mesquinho com sua primeira edição. Entenda que para fazer um nome você precisa ser lido! Portanto, não faça muitas contas neste primeiro momento. Se você deseja que pessoas importantes conheçam você, DÊ livros de presente para elas! Não fique esperando que entrem em contato com você pedindo o número da sua conta bancária. Acredite em mim: se as pessoas gostarem de verdade, elas vão te procurar para comprar mais exemplares e os amigos dela também.   

Paulo Coelho é o maior fenômeno de seguidores virtuais do mundo. Seu Twitter possui 6 milhões de seguidores, seu facebook está lotado e seu site é traduzido para vários idiomas. Agora anote mais essa dica: Paulo Coelho escreve TODOS OS DIAS em suas redes sociais. Seu blog apresenta um novo conto diariamente, mesmo agora que está famoso e não precisaria mais disso. O acesso diário de Paulo Coelho à mídia virtual dá uma sensação de proximidade com os leitores e faz com que que ninguém se esqueça dele.

Se você lançou seu livro por conta própria não fique esperando que um passarinho verde conte às pessoas que há um novo autor no mercado. Escreva um projeto de apresentação da obra (pode ser uma palestra de acompanhamento) e bata em todas as portas! Lembre-se: o artista deve ir aonde o povo está! Faça várias noites de autógrafos em diversos lugares diferentes. Visite as escolas e  faculdades, pois todo mundo fica orgulhoso em poder abrir as portas para um artista local. Fotografe tudo o que faz para divulgar seu trabalho e poste no seu face, blog e site (se leu até aqui, já sabe que tem que ter todos funcionando, né?). Lembre-se, é importante criar uma atmosfera de sucesso em torno de si. As pessoas acreditam naquilo que veem. Se você montar uma estrutura de sucesso todo mundo vai vê-lo como alguém bem sucedido e o interesse por seu trabalho vai aumentar. (Assista ao filme "O Segredo" e leia mais sobre a lei da atração)

Seja criativo no lançamento de suas obras. Faça o público mergulhar no universo que criou. Monte eventos diferentes e use seu livro como ingresso! Já imaginou? 

O autor novato deve ser seu próprio empresário. Escreva resenhas, sinopses e slogans de seu livro e padronize tudo para que as pessoas reconheçam você e o relacione à sua obra. A editora não pode fazer mais por você do que você mesmo. Autor e Editora são parceiros e o trabalho de ambos é igualmente importante para o sucesso editorial de seu livro.

Sugiro que dê uma olhada nos sites, blogs e twitter dos autores mais famosos do mundo e aprenda com eles. A fórmula do sucesso não é um segredo de alquimia guardado às sete chaves. É só você observar quem está no topo da onda e inspirar-se nos métodos deles.

Outra dica de ouro é a seguinte: participe de concursos literários! Inscreva-se no máximo que conseguir. É só fazer uma busca no google e vai descobrir  dezenas de concursos com premiação em dinheiro ou publicação gratuita espalhados pelo país inteiro. Se você não tiver obras suficientes para participar de todos: produza mais. O trabalho do escritor é escrever. Faça disso seu maior propósito de vida, sua missão.  

Para conhecer meu trabalho navegue pela rede de meu universo profissional:


Se gostou da matéria, deixe uma mensagem! :)

4 comentários:

Marcelo Lima disse...

Ontem eu pedi que Deus falasse comigo , sabe quando você não vê mais nada que te dê ideias e pensa : não quero mais isso e agora recebo um banho de esperança. As vezes as palavras podem mudar tudo. Adorei o texto.

Giorgio Cappelli disse...

Legal, Tamara. Só faltou UMA coisa: você dizer quando dará palestras pros lados de São Paulo ou São José dos Campos. Abração e sucesso!!!!

Tamara Ramos disse...

Oi Marcelo, que bom que minha experiência te inspirou! Creio que nós, artistas, temos que nos unir e compartilharmos nossas dicas para fortalecer nossa arte! Espero que te ajude! Abraço!

Pois é Giorgio, vou botar São José dos Campos nas rotas de minha viagem! :) Abração!

patricia calhau disse...

TAMARA, ADOREI O TEXTO. BEIJAO