sábado, 28 de abril de 2012

O ESPÍRITO DO LEÃO REVELA-SE NA ATITUDE DE CORAGEM


"Não respondas ao néscio segundo sua insensatez, para não se assemelhares a ele."
Rei Salomão (Pr. 26)

Quando assisti ao filme do gato enfrentando e vencendo sozinho dois crocodilos fiquei espantada. Este vídeo encerra uma grande lição. Aquele  gato que enfrentou tão bravamente os crocodilos carregava dentro de si o espírito de um leão. Na aparência era um pequeno gato inofensivo, mas sua força era gigantesca.

E você? Como você age quando os obstáculos e desafios cruzam seu caminho? Você age com covardia ou coragem? Você carrega dentro de si o espírito do leão? A posição de vítima geralmente é ilusória. Uma coisa é você ser sequestrado por uma quadrilha iraquiana, outra coisa bem diferente, é ver-se enfrentando uma situação que você mesmo criou por  negligência, ingenuidade, teimosia, insensatez, medo, covardia, etc. Tenho conversado com muitas pessoas que estão sofrendo e não conseguem compreender o porquê. Quando avaliamos a situação mais a fundo, compreendemos que a angústia provém, quase sempre, de uma conduta anterior de fraqueza.

Vejo pessoas reclamando e sentindo-se injustiçadas. Pessoas paralisadas sem projetos, planos ou perspectivas futuras. Pessoas que colocam a própria vida e a felicidade  nas mãos de outro alguém. Pessoas que  permitem que abusos ocorram. Pessoas sem coragem para mudar a própria história.

Tudo o que acontece a você, muito provavelmente, foi atraído por você. Da mesma forma é verdadeiro que toda mudança positiva que  você fizer, trará resultados positivos para sua vida. O importante é ter coragem para enfrentar de cabeça erguida todas as situações.

Vejo mulheres sendo oprimidas por seus maridos e homens sendo traídos por suas mulheres. Vejo profissionais que não conseguem obter o reconhecimento devido e vejo empresários subestimando seus empregados. Vejo adolescentes perdendo-se   no caminho das drogas e vejo pais omissos fingindo que não estão vendo. Vejo gente preguiçosa que não consegue organizar a tempo o próprio trabalho e vejo oportunidades de ouro sendo desperdiçadas.

Ter o espírito do leão vai muito além de desenvolver em si mesmo força e coragem. O leão está no topo  da cadeia da selva porque é destemido, tem autoestima e  sabe bem o valor que tem. O leão não é tímido, não tem medo de lutar em seu território e não hesita em fazer valer a sua vontade. É claro que não estamos falando aqui de posição arrogante, presunção ou falta de caráter. Estamos apenas tentanto verificar as qualidades  que fazem de um leão, rei. 
  
Ter o espírito do leão é ser capaz de acreditar em si mesmo, lutar por seus sonhos, ser corajoso e destemido diante das adversidades e afrontas da vida. É ter auto respeito e ser digno de confiança.

A pessoa que possui o espírito do leão não terá problemas em enfrentar crocodilos ou pessoas perversas que cruzem seu caminho. Esse espírito forte o erguerá da passividade e o fará caminhar por uma nova estrada. Quem senta na cadeira da vitima e passa o dia se lamentando de cansaço e má sorte, dela não se levantará, e verá a ruína vir ao seu encontro.

Seja lá o que for que estiver ruim para você, reflita sobre sua responsabilidade. Avalie de que maneira  está contribuindo para a própria  infelicidade e faça mudanças imediatamente.

Pobre do homem que aguarda um milagre sem fazer nada para o merecer.

obs: Assista ao vídeo abaixo e veja o que significa possuir o espírito de um leão.

1 comentários:

Victor M. F. Sá disse...

Tenho muito orgulho em ser Leão...